Skip to main content

Saiba como escolher a melhor mochila para sua pedalada

Encontrar mochila por aí é como encontrar agulha em um agulheiro. Mas, pensando nos praticantes de ciclismo – sejam amadores ou profissionais – há uma série de fatores a serem considerados, a fim de garantir conforto, praticidade e total usabilidade antes, durante e depois de uma boa pedalada.

Nesse sentido, pode ser que a hora da escolha de uma boa mochila para ciclista seja difícil.

E é por isso que listamos alguns ótimos tipos, para que você possa comprar sem medo de dar errado. Confira!

#1 – Mochila para ciclista: para carregar poucos acessórios

Se a sua intenção em uma pedalada é otimizar o carregamento de objetos, opte por mochilas que possuam no máximo 1 kg, pois se for mais pesada do que isso e somando ao peso dos objetos, pode ser que sua locomoção fique muito mais limitada.

Além disso, se o trajeto for muito longo, pode causar dores e lesões mais sérias devido ao sobrepeso.

Esse modelo é ideal para quando você precisar levar apenas um capacete, capas de chuva (dependendo do clima), garrafinhas de água, etc.

#2 – Mochila para ciclista: modelo urbano

Se você o ciclista do asfalto e está acostumado(a) com a correria da cidade grande, a mochila urbana é a opção exata. 

Ela é grande, mas ao mesmo tempo compacta, o que permite que você coloque objetos que ocupam muito espaço, como o capacete ou sapatos de ciclismo, por exemplo. 

Geralmente, essas mochilas também contam com bolsos internos, então você não precisa se preocupar em fazer aquela “salada” com seus objetos pessoais.

Com a mochila urbana, você pode ir e voltar tranquilamente do seu trabalho, podendo utilizá-la tanto em pedaladas curtas quanto mais longas.

#3 – Pretende fazer trilhas? Opte pela mochila de hidratação

As mochilas de hidratação são ótimas para quem quer se aventurar por aí de bike. Superpopulares entre os atletas, essa mochila conta com um reservatório interno de água, que pode variar entre 1,5L a 4L. Salvo que ela também possui uma mangueira, para facilitar ainda mais a hidratação do ciclista.

Por outro lado, é importante se atentar a um ponto: a fim de garantir o conforto durante as pedaladas e não prejudicar a performance, as mochilas de hidratação foram projetadas com pouco espaço interno, uma vez que o foco está nos meios facilitados de hidratação. 

Frisamos ainda que algumas dessas mochilas possuem manta térmica, a fim de manter a água gelada. Contudo, recomendamos que você pesquise muito bem e compare as funcionalidades de acordo com as suas necessidades – no final desse post, deixaremos algumas indicações de lojas.

#4 – Vai usar a mochila por muito tempo? Se atente ao tipo de tecido!

Quando o ciclista pensar em pedalar por muito tempo, primeiro precisa pensar sobre como a mochila pode ajudar ou atrapalhar nessa tarefa. 

Para isso, também há o tipo ideal! Nesse caso, a dica é optar por tecidos respiráveis, pois principalmente em dias quentes, você irá transpirar, e aquela sensação de “mochila grudando” não é nada boa. Então, na hora de escolher sua mochila de ciclismo, opte por aquelas que possuem tecidos respiráveis.

Falar sobre muito tempo de uso faz a gente lembrar também da resistência. Alças e costado com tecidos resistentes e confortáveis como poliamida ou poliéster são ótimas opções.

#5 – Mochila para evitar balanços

Dependendo do tipo de terreno que a bike passará, os impactos são inevitáveis. Agora, imagina uma mochila batendo nas costas a cada buraco enfrentado? 

As mochilas com cintos no abdômen e peitoral evitam esse tipo de problema. Basicamente, ela vai funcionar como uma espécie de colete, que evitará os possíveis impactos com a bike. 

Além disso, anula a possibilidade de que a mochila caia dos ombros durante a pedalada. Dessa forma, também evita o desequilíbrio do ciclista.

Onde encontrar mochila para ciclista?

Você pode encontrar esses modelos em sites como NetshoesCentauro e Decathlon por exemplo. Contudo, não se esqueça de verificar todos os detalhes de cada mochila que você tiver interesse, a fim de não passar perrengues nas pedaladas.