Como evitar as lesões?
O ciclismo, como qualquer modalidade esportiva, pode trazer lesões, seja pela bicicleta mal regulada para a altura e peso, como a prática acima dos limites fisiológicos.
Algumas pessoas são mais propensas que outras, mas a maioria dos ciclistas precisará desacelerar o ritmo em algum momento. Algumas lesões podem ser facilmente tratadas e evitadas. Abaixo, alguns dos problemas mais comuns enfrentados por praticantes da modalidade.
Quedas
As lesões mais comuns em quedas são fraturas de clavícula e punho. A maioria é tratamento não cirúrgico e leva em média 6 semanas para recuperação total. Quedas onde existem choques na cabeça, o atendimento médico se faz necessário, mesmo quando não há perda de consciência, devido ao risco de complicações futuras.
Dores lombares
O mau ajuste da bike, a má postura e a falta de fortalecimento do core podem ocasionar em dores na região lombar. Um bom Bike Fit e um trabalho de fortalecimento dos músculos estabilizadores da bacia, pelve e abdome são essenciais para que sua lombar esteja protegida e preparada para os treinos em cima da magrela.
Dores no joelho
Um selim mau ajustado pode causar dores no joelho. Selim muito baixo causa dores na parte anterior, sobrecarregando a cartilagem da patela, ao passo que um selim muito alto sobrecarrega a parte posterior, os músculos isquiotibiais. A técnica errada, jogando os joelhos pra dentro ou pra fora, causam as dores laterais. A técnica correta aliada ao Bike Fit normalmente resolve o problema.
Períneo
O fato de permanecer sentado no selim por períodos prolongados pode levar a lesões neurológicas do nervo, podendo acarretar desde perda de sensibilidade na área perineal até impotência sexual. Isso, é claro, relacionado ao tempo de exposição, tipo de banco, postura ao pedalar e predisposição própria do atleta. Um bom selim e um ajuste perfeito da bike minimizam esse problema.
Mãos
Ao pedalar, devido ao tempo excessivo do firme contato das mãos ao guidão da bike, poderão ser desencadeadas as Síndrome do Túnel do Carpo e Síndrome do Canal de Guyon, desencadeando o “formigamento” clássico de acordo com o nervo acometido.O fortalecimento do core e o bike fit são imprescindíveis para que esse tipo de lesão não ocorra ou seja minimizada.
Observações
O tamanho ideal do quadro da bike, um bom bike fit e fortalecimento muscular do core, da musculatura dos ombros e das pernas é extremamente necessário. A ajuda de um profissional para ajustar os treinos, o volume, a intensidade também é muito importante.
A The Bike Culture tem os melhores equipamentos para atender suas necessidades. Pensando sempre na integridade do cliente e na sua melhor utilização do equipamento, na compra de uma bicicleta, você ganha um bike fit estático shimano. Dessa forma, você já sai com o ajuste perfeito, minimizando os riscos de lesões e tirando maior proveito do seu equipamento.
Agora é só pedalar!
Lembre-se sempre da obrigatoriedade do uso do capacete,
item essencial para sua segurança. Bom pedal a todos!