Vá pedalar preparado(a) para os imprevistos
Às vezes, no meio do pedal, o(a) atleta pode se deparar com adversidades como: problemas nos pneus, rodas, freios ou câmbios, por exemplo – pois são algumas das peças que mais sofrem com o esforço da pedalada.
Nesse sentido, o ideal é contar com as ferramentas para bike, que se não resolverem o problema de vez, ao menos quebrarão um bom galho, a fim de que o ciclista conclua o trajeto.
Por isso, anote as dicas que separamos hoje e já pode esquecer de passar sufoco na hora de passear com a magrela. Confira!
Ferramentas para bike – Importância
Definitivamente, não importa se a sua bike é a top do mercado ou é a magrelinha mais simples. Uma hora ou outra, ela precisará dos devidos ajustes – afinal, só o fato de pedalar com ela já gera um desgaste.
Sendo assim, um kit básico de ferramentas te trará comodidade, conforto e segurança ao passear ou treinar por aí. Anote o que é necessário carregar durante o pedal:
Ferramentas para bike #1 – Câmara de ar
Vamos aos problemas com a câmara de ar… supercomuns, uma vez que o tipo de terreno x o tipo de bike influencia no desempenho e resistência dos componentes.
Se o furo na câmara for grande demais, será necessário trocar a peça. Todavia, tome cuidado ao escolher uma nova, pois precisa ser exatamente do mesmo tamanho, para continuar compatível com os seus pneus, que provavelmente não serão trocados.
Para carregar uma câmara reserva durante o pedal, procure marcas de confiança e, se estiver com dúvidas, consulte vendedores profissionais no assunto. Verifique a resistência da mesma e, em pedais longos, leve até 2 se julgar necessário.
Ferramentas para bike #2 – Chave inglesa
Algumas pessoas contam com o chamado “sistema de blocagem”, o que facilita muito na retirada e troca de uma roda. Entretanto, há quem não conte com essa tecnologia, e sim com o tradicional sistema de porca e eixo, bem utilizado em spanersas rodas – desse modo, o uso da chave inglesa é indispensável.
Mas, assim como a câmara de ar, verifique o tamanho da ferramenta antes de adquiri-la, a fim de garantir que as medidas estejam de acordo com a sua magrela.
#3 – Bomba de ar
Sem a bomba de ar no seu kit de ferramentas para bike, seus pneus ficarão vazios caso dê algum problema no trajeto. Ou seja, será impossível continuar pedalando!
Como se trata de equipamentos para serem levados durante uma emergência, opte por bombas de ar compactas que otimizem espaço dentro da sua bolsa – ou tenham um suporte para quadro, para carregá-la na própria bike.
Lembre-se sempre: comprove se o material é resistente. Senão, ao invés de resolver um problema, você arranjará dois.
#4 – Espátulas
As espátulas são ferramentas excelentes para ajustar câmaras ou pneus furados. Elas devem ser utilizadas em duplas, com o objetivo de facilitar o seu trabalho.
Os modelos variam, desde os mais leves e rígidos, de nylon, até os mais pesados, normalmente constituídos por aço. A escolha é sua.
#5 – Kit Remendo
Como o próprio nome já diz, é utilizado para aquelas emergências nível hard mesmo. Afinal, ao fazer a manutenção da bike, provavelmente as peças deverão ser trocadas.
Esses kits devem conter cola, lixa e remendo, mas também existem aqueles com o remendo a seco. Esse conjunto de soluções costuma tampar aqueles pequenos furos na câmara de ar, por exemplo.
A escolha do kit também ficará ao seu critério – ambos são vantajosos. Entretanto, o remendo a seco otimiza espaço entre as ferramentas, pois é autoadesivo.
#6 – Kit Multiferramentas
O kit multiferramentas é um canivete suíço com várias chaves – de fenda, Philips, torx e chaves Allen. Ao carregar esse composto, partes da bike como câmbios e freios podem ser desinstalados ou devidamente regulados sem maiores problemas.
Entretanto, nada impede que outros componentes recebam atenção: guidão, selim, etc.
Antes de adquirir cada uma dessas ferramentas, reforçamos: pesquise e analise muito bem. Assim, você garantirá um pedal tranquilo e seguro.
Por fim, nossa dica extra: veja as mochilas de ciclismo ideais para que você possa acomodar todos os objetos necessários para a pedalada.