Quer saber a diferença entre quadro de carbono e de alumínio para bicicletas?
Já se perguntou a diferença entre quadro de carbono e de alumínio para bicicletas? Certamente a escolha do material adequado para o quadro da bike é uma questão importante, que reflete diretamente na sua performance. A fim de ajudar a vida dos ciclistas, a The Bike Culture tira todas as suas dúvidas!
Portanto, se você se questiona se vale a pena investir em um quadro de carbono e quais suas as vantagens, confira a explicação dos experts da TBC!
1. Leveza
Certamente a leveza conferida à bike é um dos principais benefícios do quadro de fibra de carbono, que é bem mais leve em comparação ao quadro de alumínio. Desse modo, o ciclista ganha muito mais conforto e performance ao pedalar.
Por outro lado, ainda que seja a opção mais pesada, os quadros de alumínio estão ganhando mais tecnologia em sua produção, o que confere maior leveza e respostas mais imediatas ao ciclista.
2. Tecnologia
Nesse quesito, o quadro de carbono também leva vantagem. Afinal, ao passo que o quadro de alumínio é montado a partir do soldo entre tubos construídos em série, é a estrutura do quadro de carbono que apresenta maior tecnologia em sua estrutura.
Uma vez que a fibra de carbono configura uma espécie de tecido costurado sob medida para cada bike, não há marcas de junção entre as partes que compõe o quadro.
3. Conforto
Por ser feito de um material mais rígido, o quadro de alumínio absorve de maneira menos eficaz o impacto com o solo. Por conseguinte, o quadro de carbono garante mais conforto e uma melhor resposta ao impacto do solo para variados tipos de passeios, tanto na cidade, quanto em trilhas e competições.
4. Durabilidade
Uma vez que o quadro de carbono não é feito de metal, ele não sofre corrosão e não enferruja. Por sua vez, o quadro de metal está mais suscetível a sofrer tais agressões.
Portanto, na questão de longevidade da bike, o quadro de carbono também apresenta uma maior vantagem.