Skip to main content

Por: Beto Líber

O crescimento do ciclismo na América Latina é notório. Mas, a falta de desenvolvimento a falta de recursos para que a cidade acompanhe este progresso, são preocupações que venho aqui compartilhar com nossos amigos e clientes.

Hoje, o paulistano está mais acostumado a se deparar com ciclistas em meio ao trânsito. Sejam eles usuários de aplicativos para locação de bicicletas de locomoção urbana, entregadores de encomendas que utilizam as bicicletas e até mesmo atletas em deslocamento de treinos.

O cenário do ciclismo em São Paulo…

 Infelizmente, ainda estamos muito longe de viver em um ambiente menos hostil para o uso da bicicleta de forma geral.  Uma vez que, em meio ao caos, motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres ainda desconhecem o Código Brasileiro de Trânsito. Além disso, costumam, de maneira pouco educada e comunitária, pensarem somente em suas demandas. 

E os atletas nessa situação? 

No caso dos ciclistas atletas, ainda parece pior a convivência com o trânsito e a falta de locais apropriados para a prática do ciclismo. Afinal, as altas velocidades praticadas e necessárias, os pelotões que cada vez estão maiores e a falta de habilidade de muitos ciclistas, são fatores que preocupam a sociedade de maneira geral.

E não seria diferente para mim, que sou educador e professor da Assessoria Esportiva Team Liber Cycling.

Organização necessária

Temos todos a responsabilidade de conhecer e praticar as leis deste país. Pois se trata do bem comum e boa convivência em qualquer lugar que seja.

Ciclistas trafegam em vias absolutamente proibidas tais como: Marginais expressas do Rio Pinheiros e Tietê, auto estradas, calçadas etc. Por sua vez, parecem pouco se preocupar as entidades competentes, com estudos de trânsito e fechamento de vias públicas em horários específicos de treinamento.

Essa prática faz com que os ciclistas não fiquem condensados em um único local e horário. Portanto, é necessário campanhas educativas para aqueles que usam as bicicletas de aplicativo para locomoção, explicando como e onde devem conduzir este veículo. Ademais, reforçar a necessidade dos equipamentos de segurança, como capacete e iluminação frontal e traseira, mesmo de dia!

Esperamos que o crescimento dos praticantes de ciclismo em São Paulo, usuários de bicicleta como locomoção, trabalho ou lazer, continuem em vasta expansão, mas que as autoridades olhem para este problema com a devida necessidade, e que a população preze pela educação e desenvolvimento social.

Por fim, façamos nós a nossa parte e exijamos os nossos direitos de maneira civilizada e educada!!!