Quer economizar na compra da magrela? Confira nossas dicas!
Se você está a fim de começar a pedalar – ou de continuar pedalando, mas o orçamento está meio apertado para adquirir e/ou manter uma magrela de alto padrão, uma bike barata com certeza é uma boa pedida.
Mas, é preciso se atentar a alguns pontos superimportantes, como o tempo de uso e a real finalidade. Por exemplo, é uma bike que você vai usar apenas para ir ao trabalho? Para passear às vezes? Usará em estradas de terra ou somente no asfalto? Tudo isso vai medir o nível de afinidade e dirá se suas necessidades serão supridas ou não com um equipamento mais em conta.
Bikes baratas são facilmente encontradas em lojas de departamento. Contudo, com o passar do tempo, podem não oferecer a mesma assistência que uma loja especializada.
Por isso, trouxemos algumas observações em relação ao assunto, para que você possa analisar antes de comprar e, claro, evitar o arrependimento pela aquisição. Confira!
Bike barata – peso
Antes de comprar uma bike barata, é preciso estar ciente de que, geralmente, as encontradas no mercado são consideravelmente pesadas. Isso porque são linhas mais básicas, com geometrias pouco arrojadas e com pouca resistência a impactos.
Em um primeiro momento, alguns detalhes podem passar despercebidos, como a qualidade do quadro, dos pneus, dos raios, das manoplas, etc. Porém, com o tempo, esses detalhes farão a diferença.
Requisitos mínimos para adquirir uma bike barata
Ainda que o objetivo principal seja a redução de custos, fique bem atento(a) a alguns requisitos mínimos que devem ser respeitados, a fim de que não traga prejuízos futuros – à sua segurança e ao seu bolso também. Confira abaixo o que a sua bike não pode deixar de ter:
– Bons pneus – não se deixe levar apenas pelo visual agradável da bike, afinal na loja tudo fica mais bonito. Eles realmente precisam ser de qualidade – ou seja, precisam possuir uma boa aderência. Indicamos marcas como Continental, Kenda, Pirelli, Lotus e Maxxis.
– Bons freios – os freios são os principais itens a serem observados, uma vez que eles dão o total controle ao ciclista. O indicado é que eles sejam hidráulicos e a disco. Recomendamos os freios da Shimano.
– Selim adequado e confortável – um selim inadequado ao seu tipo físico e à sua real necessidade, pode trazer complicações futuras como lesões na coluna e/ou em outras partes do corpo.
Bike barata em Loja de Departamento
Como dissemos no início do post, bicicletas mais baratas são facilmente encontradas em lojas de departamento. Porém, você dificilmente encontrará opções de personalização nas mesmas – como a troca de um selim, ou outra peça específica. Esse tipo de procedimento precisará ser feito em lojas especializadas, e os preços serão bem alternados – é importante pesquisar bem e colocar na balança se realmente vale a pena.
Qualidade e custo-benefício
Nossa intenção nesse post não é fazer com que você desista de comprar uma bike barata – afinal, há excelentes marcas no mercado com ótimos preços, como a Caloi e a Cannondale, por exemplo. Nossa atenção está na qualidade da sua pedalada e a relação entre riscos e benefícios ofertados.
Voltamos ao princípio de que tudo dependerá da sua necessidade – se quer pedalar ocasionalmente em terrenos pouco abrasivos, vá em frente! Caso queira se aprofundar, também é possível iniciar com bikes mais básicas e aos poucos ir trocando peças e se especializando.
Analise muito bem, coloque todos os pontos na balança e você facilmente chegará à decisão entre comprar em lojas de departamento ou em lojas especializadas, que te oferecerão toda a assistência necessária!