Skip to main content

Quem mora na Grande São Paulo e curte um pedal em meio à natureza pode ter um pouco de dificuldade para encontrar um lugar apropriado para pedalar e relaxar das tensões da metrópole. Muitas vezes é preciso viajar horas para chegar em complexos exclusivos para o Mountain Bike, como o Zoom Bike Park em Campos do Jordão, por exemplo. Mas o que muitos não sabem é que existem excelentes trilhas relativamente próximas ao centro de São Paulo. O acesso pode ser via transporte público, de carro (apenas alguns minutos) e até com a própria bike, dependendo da região de ponto de partida. 

Nesse artigo, vamos te mostrar as melhores trilhas de bike próximas a SP onde é possível fazer aquele bate e volta, ou até mesmo curtir um final de semana com cachoeira e um espaço para camping. 

Os amantes da Mountain Bike também podem ficar tranquilos, porque encontrarão trilhas de todos os níveis de dificuldades, além de pontos de referência para o desenvolvimento da modalidade XCO. 

Se você quer aventura pertinho de SP, acompanhe as dicas a seguir!

Trilhas

Cachoeira do Jamil

A 45 km do centro de SP, a cachoeira do Jamil está localizada na zona sul em um complexo privado, com uma excelente infraestrutura para receber muito bem as famílias. Uma bela paisagem natural e tranquila muito próxima ao agito Fpaulista.

A melhores trilhas de bike próximas a SPCachoeira do Jamil é uma excelente opção para o cicloturismo
Foto: © Raffa/Mochileiros

É possível fazer uma parte do trajeto de transporte público. É só pegar o trem sentido zona zul e descer na estação Grajaú. A partir daí são mais 40km de pedal até o complexo. Para quem ainda não utiliza em seu pedal apps como o Strava, as instruções de trajeto podem ser facilmente encontradas no Google. 

No trajeto você passará por lugares abertos à visitação como o tempo budista Quann-in e a aldeia indígena Krukutu. Devido à distância, é indicado acampar no complexo da cachoeira. Há uma taxa de ocupação que varia de R$20 a R$30 a diária. 

Uma trilha de nível fácil a moderado, seja com a família ou não, e bastante apropriada para a prática do cicloturismo. Ah, e bem pertinho de Sampa.

Caminho do Sal

A Rota do Caminho do Sal já possui dificuldade um pouco maior. Considerando altimetria, tipo de terreno e acessos para resgate, a indicação é para bikers com um pouco mais de experiência. São 53 km divididos em 3 trechos: Caminho do Zanzalá, Caminho dos Carvoeiros e Caminho de Bento Ponteiro.

Maiores detalhes sobre a rota você encontra no site da prefeitura de São Bernardo do Campo
Fotos: © Prefeitura de São Bernardo

Localizada nas regiões de São Bernardo do Campo, Santo André e Mogi das Cruzes, a rota está sinalizada e possui pontos de abastecimento de água, alimentação e até estacionamento (para quem for de carro) ou estação de trem para quem for de transporte público. 

Você pode encontrar algumas surpresas pelo caminho como um belo mirante no Caminho do Zanzalá, de onde se pode ver o mar. E o último trecho entre Paranapiacaba e Mogi das Cruzes tem seu grau de dificuldade acentuado, porém o visual e a paisagem de Mata Atlântica recompensam qualquer esforço. 

Parque Cemucan

Cemucan Bike Park está localizado em Cotia, na Grande São Paulo e possui uma extensão de 8km de trilha para bike. É o primeiro parque público para a prática do Mountain Bike e é o local ideal para quem pratica o estilo Cross Country. 

A trilha é muito bem preservada e atende à todos os níveis de ciclistas. Funciona também como um centro de treinamento e como uma escola para quem quer aprimorar sua técnica no Mountain Bike.

O Parque possui uma excelente estrutura com churrasqueiras, campo de futebol, trilha para caminhada, bancos e mesas e outras comodidades que vão além dos circuitos de bike. Local apropriado para aquele passeio de final de semana em família, enquanto você aprimora sua técnica de MTB. 

Serra da Cantareira (Mairiporã)

Ao norte da cidade de São Paulo, o complexo da Cantareira é considerado um dos melhores lugares para quem curte uma boa aventura e quer aprimorar sua técnica no Mountain Bike. 

A partir da cidade de Mairiporã você encontra trilhas especiais com dificuldade média a avançada. Caracterizada também pelo MTB extremo, estilo Downhill, o local já foi ponto crucial para bikers desenvolverem suas habilidades desde os anos 90. 

Um destaque especial para a trilha dos Macacos. Muito bem frequentada e caracterizada por uma boa descida para a prática do Downhill, exigindo bastante técnica e cuidado. E atenção: normalmente os bikers vão acompanhados por resgates, ou seja, alguém de carro que está no início e no fim da trilha.

As melhores trilhas de bike próximas de spTrilha dos Macacos: para os amantes do Down Hill
Foto: Festival XTERRA / © De Bike – O Globo

E se você está ligado no mundo do Mountain Bike, foi nesse complexo da Cantareira que aconteceu o campeonato brasileiro de 2019. E aí? Vai encarar o ponto mais importante da modalidade XCO, o Cross Country Olímpico, logo ali a 30 km do centro de SP?

As opções são diversas e não é porque São Paulo é um grande centro urbano que não oferece lugares ideais para a prática do MTB. E não importa se você vai levar a família para um passeio de cicloturismo, ou se você quer desenvolver sua a técnica em duas rodas ou ainda se quer encarar o desafio de Downhill. 

Você já não tem mais desculpas para não encarar as melhores trilhas de bike próximas a SP. Procure aquela que mais se encaixa ao seu tipo de ciclismo e embarque na aventura do Mountain Bike. A sua trilha fica logo ali!