A 105° edição do Tour de Flanders está programada para acontecer no dia 4 de abril, domingo de Páscoa. Mas como será esse ano? Devido à crise sanitária global, da pandemia da Covid-19, vários torneios foram cancelados, adiados, ou sofreram modificações. Com o Tour de Flanders não foi diferente.
Nesses posts você vai encontrar tudo que precisa saber sobre a corrida.
O que é o Tour de Flanders?
O Tour de Flanders é uma corrida de ciclismo de estrada feita em um dia, que é disputada na região de Flanders, na Belgica.
Atualmente, ela percorre um trajeto desde a província de Amberes até as Ardenas Flamengas. A corrida costuma acontecer no primeiro domingo de abril, e está no calendário oficial da UCI Word Tour – Volta Mundial da união do ciclista internacional.
Curiosidades
° Com mais de 100 anos de história, a primeira edição da competição aconteceu em 1913, foi interrompida entre 1915 até 1918, devido a Primeira Guerra Mundial.
Embora as primeiras edições tenham sido bem-sucedidas, a corrida lutou muito para atrair inscrições e patrocínio financeiro. O Tour de Flanders ganhou popularidade a partir de 1930, quando encurtou a corrida de 330 km para 264, e alcançou 164 pilotos na linha de partida.
° Os primeiros 40 anos do torneio são famosos por não permitirem assistência mecânica aos pilotos. A partir da década de 30, as regras foram alteradas para que o ciclista pudesse ter ao menos uma bomba ou pneu sobressalente, mas apenas em casos de emergência. A troca de bicicletas só eram permitidas se o quadro, roda ou barra quebrassem durante a condução.
° Ao longo de 1950, as regras foram alteradas para deixar a disputa mais alinhada com outras corridas profissionais. E, 10 anos depois, o Tour de Flanders se consolidou na história do ciclismo.
° Com o passar dos anos, a competição ganhou ainda mais audiência, aderiu a modalidade feminina em 2004, e hoje, a disputa é a mais jovem dos 5 monumentos do ciclismo; corridas clássicas e de prestígio internacional.
Como vai ser a competição em 2021
As modalidades feminina e masculino começam no dia 4 de abril. O pelotão feminino irá escalar os icebergs de paralelepípedos de Flanders, com uma corrida de 157 km de ida e volta para Oudenaarde.
Já o masculino, inicia a largada na Antuérpia em direção à cidade de Oudenaarde e, após uma sequência de paralelepípedos, a corrida começa uma sequência de circuitos. Serão no total 267 km rodados.
O Tour em 2021, como de costume, será amplamente disputado em uma pequena parte da Bélgica, conhecida como Vlaamse Ardennen, ou Ardenas Flamengas. Com o passar dos anos, essa rota se tornou uma das favoritas dos competidores, devido o clima que acompanha a corrida.
E as medidas de segurança devido à pandemia?
A pandemia da Covid-19, afetou significativamente o mundo do esporte. Foram muitas semanas de inatividade. Após condições sanitárias, estabilização em alguns países e medidas restritas de segurança, houve a possibilidade de um retorno gradativo às competições. Mas é claro, com acompanhamento altamente criterioso, levando em consideração o risco à saúde. Por isso, a competição será acompanhada com medidas operacionais e médicas para o evento, com o máximo de segurança.
Assim como na edição de 2020, não foram permitidos fãs no Tour de Flanders em 2021.
Então, mais uma vez, acompanharemos a corrida de casa, enquanto permanece a incerteza sobre a pandemia.
Mas isso não significa que a corrida irá decepcionar, ela fica melhor com fãs torcendo por todo o percurso, mas o momento não é apropriado, medidas de segurança foram tomadas para permanecer com a competição. Mas uma coisa é certa, podemos esperar ansiosos por performances incríveis dos competidores. Que estão cada vez mais preparados para a disputa.
Quer saber mais sobre as competições de ciclismo? Conheça o Giro d’Itália, a competição deste ano está prevista para começar em 8 de maio, aproveite para ficar por dentro de tudo que vai rolar.
Veja também, sobre o Tour de France, a maior competição de ciclismo mundial.