Verão, sol e calor! Tudo isso combina com uma boa pedalada. Esses dias de sol são um estímulo para colocar a bike na estrada e aproveitar o tempo sob o selim. E vamos combinar, esse calorão tá pedindo um longão. Mas é preciso estar sempre alerta. Pedalar no verão traz uma série de desafios extras, é necessário estar bem preparado e conhecer os seus limites. Uma vez que o sol forte pode prejudicar o seu rendimento no pedal.
Para tirar o máximo de proveito nas pedaladas, é importante se atentar a cuidados especiais e investir em equipamentos que além de te proteger do sol, proporcionam mais conforto durante a trilha.
Nesse post, você vai encontrar 5 dicas para pedalar no verão sem sofrer.
1 – Hidrate-se antes, durante e após o pedal;
Beber bastante água é a chave para um bom rendimento nas pedaladas de verão. É indicado que você comece um dia antes, pois é uma forma de preparar o corpo para o desafio. Para facilitar o consumo, inclua sucos e alimentos ricos em água.
Chegou a hora
No dia do rolê, é importante se manter bem hidratado ao longo da atividade, pois o corpo perde muito líquido através do suor. Leve uma garrafa com água gelada e aproveite os intervalos para consumir.
Uma dica infalível é congelar a caramanhola um dia antes do percurso.
Aposte em eletrólitos
Consumir bebidas eletrolíticas, como isotônicos é truque de mestre para hidratação e reidratação. Pois além de repor os sais minerais perdidos pelo corpo, ela podem manter a performance durante a pedalada.
Partiu para o descanso
Neste momento é necessário repor a energia perdida durante a aventura. Água com carboidratos leves, como suco de frutas, vai auxiliar no processo de recuperação.
2 – É proibido esquecer o protetor solar
Pedalar nos dias de verão pode ser uma atividade muito divertida e o corpo agradece. Mas a falta de proteção contra os raios solares, pode trazer sérios problemas à saúde.
Se quiser evitar aquele bronze indesejado, use protetor solar em porções generosas. Aplique antes da pedalada e a cada uma hora durante o percurso. Boa parte será eliminada através do suor e o efeito da proteção acaba em poucas horas.
Aplique sem economizar, na área do pescoço, orelhas, joelhos e, se preciso, na cabeça. Parte extremamente importante, devido as áreas de ventilação do capacete.
A exposição solar pode ocorrer também através das roupas, portanto passe o protetor em todo o corpo.
Atente-se aos horários antes de sair
Partir para um pedal antes do sol nascer ou no final do dia, são estratégias excelentes para quem quer aproveitar o verão sob selim e preservar a saúde da pele.
3 – Use roupas adequadas
A roupa apropriada para ciclismo, funciona como uma aliada durante as pedaladas. Além de fornecer conforto, aumentar a performance e a segurança, elas protegem a pele naqueles dias em que o sol está castigando.
Muitas pessoas que iniciam no ciclismo, não fazem ideia das vantagens em usar uma roupa adequada para a atividade. Por esse motivo, não fazem muita questão.
Listamos alguns dos benefícios que podem ajudar durante o verão:
- Prevenir queimaduras solares;
- São produzidas com tecnologia para eliminar o suor;
- Tem proteção contra raios ultravioleta;
- Previne o envelhecimento precoce.
Se quiser tirar mais proveito com a bike nos dias de sol, considere as roupas de ciclismo como proteção.
4 – Óculos apropriados
Engana-se quem pensa que os óculos para ciclismo são apenas um acessório estiloso para pedalar.
O objetivo é proteger o atleta contra insetos, chuva, vento ou qualquer objeto que possa entrar em contato com os olhos, como sujeira, terra e lama.
No verão, eles protegem contra os raios UV, e alterações na luminosidade. O Sol pode atrapalhar muito a pedalada, o que faz do óculos um item indispensável.
Além dos óculos, é muito importante estar atento aos demais equipamentos de proteção.
Para encarar altas temperaturas numa boa com a bike, é preciso investir em acessórios que ofereçam conforto e praticidade para aguentar o calorão.
Aposte em:
- Mochila de hidratação
- Capacete Ventilado
5 – Conheça seus limites
Durante o verão o seu rendimento sob a bike não será o mesmo do que no clima moderado. Portanto, conheça os seus limites, para não ter problemas com sua saúde.
Forçar uma meta que vai além do que seu corpo aguenta, pode gerar consequências indesejáveis. É preciso estar em boas condições antes de um longão no calor.
Saiba até onde você é capaz de aguentar, como seu organismo responde e como identificar um problema. Altas temperaturas podem intensificar as reações. Fique alerta!
Se você chegou até aqui, então já está mais do preparado para pedalar no verão!
Saiba como deixar a bike em dia para a aventura aqui.
Divirta-se!