Pedale com mais conforto e segurança em altas temperaturas com nossas 6 dicas TBC!
Com toda a certeza, se você é um ciclista apaixonado, dificilmente deixa de pedalar, faça chuva ou faça sol. No entanto, é necessário tomar atitudes específicas de segurança quando se pedala em situações extremas, como sob forte incidência solar e altas temperaturas.
Por isso, a TBC reuniu 6 super dicas para pedalar no calor e sob forte incidência solar com mais conforto e segurança. Confira!
1. Dicas para pedalar no calor – Vestuário Específico
A fim de garantir maior proteção ao pedalar num ambiente quente e muito ensolarado, opte por calças e mangas longas, fabricados em materiais que facilitem a eliminação do suor, a ventilação do corpo e a proteção da pele contra os raios UV.
Algumas marcas produzem ítens de vestuário para o ciclista com tecnologia termorreguladora e alto FPS, conferindo assim uma maior proteção contra possíveis desidratações e queimaduras solares.
2. Além do capacete
Além do capacete, proteja rosto e cabeça com bandanas ou lenços, óculos próprios para ciclismo e um potente protetor solar.
Os MTBikers da TBC testaram e aprovaram o Protetor Solar Facial Pink Cheeks Pink Stick, formulados exatamente para proteger a pele durante atividades físicas intensas.
Só para ilustrar alguns dos benefícios do produto desenvolvido pela Pink Cheeks: altíssima proteção (FPS 90 PPD 70), oferece 100% de resistência contra água e suor, possui versão incolor e com pigmentação e tem formato em bastão, facilitando assim sua reaplicação.
3. Hidrate-se corretamente!
Antes de mais nada, Manter-se hidratado é, sem dúvida, a precaução mais importante ao se pedalar no calor e sob um forte sol.
Caso não sinta sede, coloque um alarme para despertar a cada meia hora, por exemplo, formando assim o hábito correto de hidratação.
Além disso, para prolongar o frescor da água na garrafa térmica, você pode utilizar uma meia molhada para envolvê-la. Para tanto, deixe a meia na geladeira na noite anterior.
4. Capacite seu corpo
Assim como a questão da hidratação, alimentar-se bem antes de pedalar é de extrema importância.
Opte por alimentos leves, de fácil digestão e que contenham muita água em sua em sua composição.
É importante também manter-se bem alimentado durante o percurso. Então sempre que possível, faça uma parada, alongue-se, beba água e consuma algum alimento com um número considerável de calorias, mas de fácil digestão.
Uma dica extra? Repositores energéticos formulado para atletas de alta performance e atividades que demandam muita energia, também são boas opções para ajudar o corpo a suportar o esforço e as condições climáticas.
Por fim, um pequeno ventilador portátil ou mesmo um leque, são opções leves de serem carregadas na bike, e com certeza aumentaram seu bem estar durante o exercício.
5. Pedale acompanhado
Independente das circunstâncias climáticas, é sempre mais seguro pedalar acompanhado, seja em grandes ou pequenos grupos. Poder contar com a ajuda um ciclista amigo num percurso com um alto nível de dificuldade e esforço físico é, no mínimo, recomendável.
6. Cuidados extras
Treine com bastante afinco antes de encarar essa aventura!
Se houver algum riacho ou cachoeira que corte seu percurso, tire um tempo para um mergulho ou apenas para refrescar-se junto à água, e reponha suas energias para continuar sua pedalada.
Evite carregar peso extra.
Escolha sua rota de maneira inteligente. Subidas muito íngremes demandam muita energia, ao passo que caminhos arborizados tornam o clima mais favorável para o ciclista.