Desbrave ladeiras e montanhas com a sua bike!
Você deixa sua bike em casa com medo de encarar aquela ladeira sem fim? Não está satisfeito com sua performance nas subidas? Então deixa a The Bike Culture te apresentar 4 dicas para melhor performance nas subidas!
1. Dicas para melhor performance nas subidas – Respiração
Em primeiro lugar, preste atenção na sua respiração ao encarar uma subida. É importante inspirar pelo nariz e soltar o ar pela boca, pois, é assim que o oxigênio circula melhor pelo corpo.
Respire profundamente, mas não prenda o ar! Isso faz com que a quantidade de dióxido de carbono no corpo aumente, de tal forma que promoverá exaustão e outras consequências, como ânsia de vômito.
2. Cadência
A cadência, ou seja, a quantidade de giros do seu pedal, é outro fator que deve ser levado em consideração nas subidas. O ponto principal é o equilíbrio das marchas, não utilizar as muito pesadas, mas também não tão leves.
Só para ilustrar, se os giros estiverem muito rápidos, você vai ficar ofegante. Por outro lado, se girar devagar, você vai se deparar com o cansaço rapidamente.
Por isso, para encarar subidas, alguns especialistas recomendam uma cadência de 90 RPM, isto é, uma volta e meia no pedal por segundo.
3. Postura
Pedalar em pé pode te dar um gás no começo, mas é provável que você se arrependa ao chegar no topo da ladeira! A saber, essa postura aumenta a força aplicada nas pedaladas, fazendo com que o ciclista se canse muito mais rápido.
O ideal é que o ciclista permaneça sentado no selim, inclinando levemente o corpo para frente durante toda a subida.
4. Altura do selim
A altura do selim não deve estar muito baixa, para não forçar demais o joelho, especialmente numa subida íngreme. Em contrapartida, se a altura do banco estiver muito alta, o atrito entre o corpo e o selim aumenta, causando desconfortos como fissuras e irritações na pele.
Sendo assim, o banco deve estar ajustado de maneira adequada, para que você ganhe conforto ao encarar uma subida!