Dicas de manutenção da bike pela The Bike Culture!

 

O cuidado com a bicicleta é fundamental no momento de pedalar pela cidade… Não só pela segurança, mas também porque uma manutenção adequada pode ajudar a economizar a longo prazo. Sendo assim, a The Bike Culture preparou uma lista com as melhores dicas de manutenção da bike para te ajudar no cuidado das magrelas.

O kit definitivo para o ciclista urbano aqui, na The Bike Culture!
Conheça a The Bike Culture!
Dicas para se libertar na cidade com a expert Bia Ferragi.

 

1. Dicas de Manutenção da Bike

Revisão

 

The Bike Culture - Melhores dicas para manutenção da bike - Revisão

The Bike Culture – Melhores dicas para manutenção da bike – Revisão

 

A revisão periódica de componentes essenciais, como pneus, freios, suspensão e corrente é importante para o bom funcionamento da bike. Além disso, uma eventual adversidade detectada durante a revisão pode baratear o custo da manutenção em contraste com um problema que se agrava por falta de cuidado.

O ideal é que a revisão da bike seja feita ao menos a cada três meses. Por isso, a The Bike Culture oferece esse serviço – revisão simples, intermediária e completa – para você com os melhores profissionais do segmento.

 

2. Dicas de Manutenção da Bike

Limpeza

 

The Bike Culture - Melhores dicas para manutenção da bike - Limpeza

The Bike Culture – Melhores dicas para manutenção da bike – Limpeza

 

A sujeira acumulada na bike aumenta o desgaste de algumas peças importantes, por exemplo: o câmbio e a corrente. Por consequência, é importante fazer a limpeza de sua bike regularmente, não somente no quadro, como também na coroa, pinhão e corrente.

Na The Bike Culture, no momento da revisão, é realizada a lavagem e a lubrificação das peças. Você sai com sua bike pronta para qualquer pedalada!

 

3. Dicas de Manutenção da Bike

Lubrificação da Corrente

 

The Bike Culture - Melhores dicas para manutenção da bike - Lubrificação da Corrente

The Bike Culture – Melhores dicas para manutenção da bike – Lubrificação da Corrente

 

A dica em relação à lubrificação da bike é encontrar o equilíbrio. Isso porque a corrente não deve estar seca, tampouco com excesso de graxa.

A fim de encontrar a harmonia para a corrente, cada elo deve ser lubrificado com uma gota de óleo. Em segundo lugar, o pedivela deve ser girado algumas vezes. Por fim, o excesso deve ser retirado com um pano limpo e seco. Ou então deixa com a equipe da The Bike Culture, pois em cada revisão, as corrente são propriamente lubrificadas.

 

4. Dicas de Manutenção da Bike

Calibragem dos Pneus

 

The Bike Culture - Melhores dicas para manutenção da bike - Calibração dos Pneus

The Bike Culture – Melhores dicas para manutenção da bike – Calibragem dos Pneus

 

Um pneu bem calibrado é fundamental não apenas para garantir mais segurança, como também para uma pedalada confortável. Assim como acontece com a lubrificação, também é preciso encontrar o equilíbrio para a calibragem. Ou seja, o pneu não pode estar murcho, mas também não pode estar muito cheio.

Para que a pressão ideal seja encontrada o primeiro passo é verificar a calibragem mínima e máxima, que normalmente está marcada na banda lateral de cada pneu.

A calibragem ideal varia conforme o peso de cada ciclista, de tal forma que quanto mais pesado, maior deve ser a PSI (Pressão Interna do Pneu, também conhecida como libra).

O pneu dianteiro, no entanto, deve sempre ter de 2 a 5 PSI a menos que o traseiro, para que a bike ganhe uma melhor aderência nas curvas.

 

5. Dicas de Manutenção da Bike

Freios

 

The Bike Culture - Melhores dicas para manutenção da bike - Freios

The Bike Culture – Melhores dicas para manutenção da bike – Freios

 

O cuidado com os freios é imprescindível para a segurança na hora de pedalar. No caso do freio a disco, é necessário observar se os discos estão danificados, ou possuem arranhões profundos, pois isso pode ser sinal de pastilha gasta, ao passo que o ruído forte na hora da frenagem está mais relacionado à limpeza do disco.

Com os freios V-Breakes é preciso verificar a pastilha. Para que seja detectado um eventual desgaste, o ciclista pode passar a unha sobre a pastilha. Caso haja pouca ou nenhuma aderência, é sinal de que o freio já está gasto. A manutenção necessária, nos dois casos, é a troca das pastilhas.

 

Tenha a melhor experiência sobre rodas com a The Bike Culture.

Cuidamos da sua bike – e da sua segurança! – em todos os momentos,

desde a escolha da bicicleta perfeita até sua manutenção.