Bia Ferragi, ex-advogada, atleta e embaixadora do Mountainbike no Brasil. Casada, mãe de 8 patas e jornalista do “Bike é Legal” e da ESPN.

Além de ciclista, sou uma ferrenha e religiosa ciclista urbana. Trago para vocês algumas dicas pra se libertar na sua cidade:

  1. Preste atenção por você e pelos outros: o ciclista nunca deve contar com a boa pilotagem dos motoristas que enfrentamos pela rua. Pense sempre duas vezes, pare, olhe e escute. Muitas pessoas dirigem olhando para o celular e outras simplesmente não estão te vendo porque você não é um veículo grande.
  2. Dê preferência aos pedestres e transporte público: essa é a regra da boa convivência social. Pare para os pedestres principalmente quando for cruzar uma faixa de pedestres. Se estiver na faixa de ônibus, suba na guia ou abra espaço para que ele passe com segurança. (Se você não for um ciclista habilidoso que saiba, por exemplo, subir guias em diagonal, não recomendo trafegar em faixas de ônibus).
  3. Use sempre capacete e luvas: esses são dois itens básicos e fundamentais que você pode adquirir em qualquer bicicletaria.
  4. Escolha seu pneu: Embora a maioria dos ciclistas de rua opte por pneus sem cravo, recomendo fortemente pneus mais grossos (1.8 em frente) para ter mais segurança caso enfrente buracos ou irregularidades na pista – sem falar da chuva. Portanto, não recomendo bicicletas no estilo ciclismo de estrada para um pedal urbano. Prefira sempre as mountainbikes.
  5. Buzine com a boca, sinalize com as mãos: a boca não tira a concentração e é instintiva. Não tenha medo de gritar! Eu grito muito por aí no trânsito. Lembre-se sempre de sinalizar sua direção.
  6. Leve sempre um cadeado: muito útil e evita dores de cabeça porque muitos lugares não vão aceitar seu veículo se ele não estiver acorrentado.
  7. Vestuário: sugiro roupas leves e que você possa carregar uma segunda troca para uso ao longo do dia, além de baby-wipes e uma pequena toalha.
  8. Iluminação: importante ter uma lanterna dianteira e refletores traseiros. Durante a noite, prefira usar roupas claras como o branco para ampliar sua iluminação pelos motoristas.

Boas pedaladas!