O que saber antes de encarar o gelo?

Confira 4 dicas para pedalar na neve pela TBC!

 

O ciclismo de estrada de inverno pode ser incrível, se você estiver totalmente preparado para encará-lo. Lindos amanheceres e entardeceres, estradas tranquilas e nevadas… Parece bom, não é? Mas uma boa experiência e performance na neve são resultados de boas atitudes tomadas antes da prática.

> Procurando a melhor bike para neve? Conheça a Cannondale Fat CAAD 1!
> Cicloturismo? 3 pontos principais para entender esse novo conceito de viagem!
> A The Bike Culture te dá as melhores dicas para manutenção da bike!

Confira agora a lista TBC com 4 super dicas para pedalar na neve!

 

1. Dicas para Pedalar na Neve

Prepare seu corpo!

 

The Bike Culture - Dicas para Pedalar no Gelo - Prepare seu corpo

The Bike Culture – Dicas para Pedalar no Gelo – Prepare seu corpo!

 

A princípio, faça um aquecimento leve e alongamentos antes de pegar a bike. Isso é muito importante porque as baixas temperaturas podem deixar nosso organismo mais suscetível à lesões e infecções.

Em seguida, Comece a pedalar mais devagar e aumente o ritmo gradualmente, para dar tempo aos seus músculos e articulações de se acostumarem com o movimento e exposição ao frio.

Da mesma forma, é importante alimentar-se propriamente para ter energia para girar os pedais. E a hidratação também é primordial, já que no frio o ar costuma ser mais seco e perdemos mais umidade pela respiração. Ou seja, a desidratação no frio pode acontecer mais fácil do que imaginamos.

 

2. Dicas para Pedalar na Neve

Conheça sua Bike

 

The Bike Culture - Dicas para Pedalar no Gelo - Conheça sua Bike

The Bike Culture – Dicas para Pedalar no Gelo – Conheça sua Bike

 

O ajuste dos cabos durante um clima mais frio é muito importante, pois eles podem estar contraídos devido aos efeitos da dilatação térmica, o que acaba por afetar os ajustes dos câmbios.

A pressão dos pneus também deve ser analisada, utilizar uma pressão mais baixa pode ser uma boa ideia para que a absorção de pequenos impactos seja menor. Assim, você se sentirá mais confortável durante a pedalada, já que no inverno temos uma tendência maior a sentir dores musculares.

De forma geral, manter uma revisão constante de todo o equipamento é importante e necessário em qualquer clima.

 

3. Dicas para Pedalar na Neve

O que vestir?

 

Nas suas pedaladas no gelo, utilizar duas camisas de ciclismo e um casaco corta-vento é uma ótima alternativa, assim como os manguitos e pernitos para braços e pernas. Adote a mesma estratégia para os membros inferiores e evite roupas de algodão, pois elas absorvem o suor e não secam de forma rápida, promovendo alguns riscos para a saúde.

Para complementar, os acessórios são essenciais! Luvas, balaclava, protetor de orelha ou gorros fazem toda a diferença para que seu corpo consiga manter a temperatura ideal durante a pedalada.

 

4. Dicas para Pedalar na Neve

Procure manter a calma

 

The Bike Culture - Dicas para Pedalar no Gelo - Procure Manter a Calma

The Bike Culture – Dicas para Pedalar no Gelo – Procure Manter a Calma

 

É natural ficar um pouco ansioso com as condições, assim pedalando com muita tensão e inclinando-se para frente, com as mãos no freio. Mas tente relaxar as mãos e os braços, equilibrando sua postura e peso de volta.

A neve pode fica sulcada por pneus, resultando em trilhos esburacados e efeitos momentâneos de “tramlining”. Lide com isso com calma, permitindo que a roda dianteira da bicicleta vá para onde quiser. Novamente, mantenha seu peso de volta, mantenha-se relaxado e não seja ambicioso demais com relação à sua velocidade.

Por fim, procure pedalar em grupo. Essa é a maneira mais segura e divertida de se encarar essa aventura!

 

 

Não esqueça de passar na TBC antes de encarar qualquer aventura de bike!

Temos os melhores equipamentos e acessórios para o ciclista!