fbpx

Uma tarefa simples, porém essencial para pedalar. A The Bike Culture apresenta dicas sobre como calibrar o pneu de bicicleta corretamente. Afinal, sair por aí com o pneu da sua bike desregulado pode ser bastante desconfortável. Então confira nossa lista TBC com 5 recomendações que todo ciclista deve seguir para uma calibragem correta!

> Dicas de presentes para ciclistas pela TBC!
> Conheça os melhores óculos de ciclismo da Shimano
> 5 melhores opções de roupas para pedalar na cidade pela TBC!

Em primeiro lugar, é interessante lembrar que uma calibragem perfeita – assim como uma adequação ideal da bike para o corpo do ciclista – pode ser feita na The Bike Culture com o serviço BikeFit.

1. Como calibrar o pneu de bicicleta corretamente?

Pressão

Em primeiro lugar, é preciso destacar que a pressão ideal para cada pneu varia de acordo com o tipo de bike. Nesse sentido, quanto mais fino o pneu, maior deve ser a pressão. Ou seja, pneus de bikes speed devem ter pressão maior em contraste com uma bike urbana.

Todo o pneu tem a indicação de calibragem na lateral. Esse valor deve ser usado como referência, mas pode variar por conta de outros fatores que veremos a seguir.

Seja como for, é recomendado que o pneu dianteiro tenha sempre de 2 a 5 PSI a menos que o traseiro, porque isso aumenta a aderência da bike e vai ajuda o ciclista principalmente nas curvas.

2. Como calibrar o pneu de bicicleta corretamente?

Murchos ou rígidos?

Dependendo do tipo de terreno que você vai pedalar, o pneu da sua bike deve pender para uma calibragem maior ou menor.

Se pretende pedalar em um terreno regular, como no asfalto, o pneu pode estar um pouco mais cheio, já que dessa forma o atrito com o solo será menor.

Por outro lado, em terrenos irregulares, como, por exemplo, trilhas de mountain bike, uma calibragem mais baixa aumenta a aderência da bike.

No entanto, é preciso buscar o equilíbrio. Isso porque um pneu muito rígido está propenso a estourar com mais facilidade, enquanto um pneu muito murcho pode danificar a roda da bike.

3. Como calibrar o pneu de bicicleta corretamente?

Peso

Outra variável para calcular a pressão ideal dos pneus da sua magrela é o peso do ciclista. Nesse sentido, quanto maior for o peso de quem está pedalando, maior deve ser a pressão nos pneus.

4. Como calibrar o pneu de bicicleta corretamente?

Onde calibrar?

É bastante comum ver ciclistas calibrando as bikes em postos de gasolina. Mas cuidado! Essa não é a forma mais recomendada, pois as bombas foram feitas para produzir maiores quantidades de ar em pressões menores, o oposto da necessidade de uma bike.

Sendo assim, o ideal é que você tenha uma bomba de ar própria para calibrar corretamente pneus de bicicleta.

5. Como calibrar o pneu de bicicleta corretamente?

Como medir a pressão?

Pressionar os pneus com o dedos não é a melhor maneira de verificar a calibragem. Sendo assim, é aconselhável adquirir um manômetro portátil para medir a pressão, uma vez que torna possível encontrar a medida mais precisa para o pneu, sem precisar fazer um alto investimento financeiro.

Conteúdo feito por ciclistas, para ciclistas!